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terça-feira, 26 de julho de 2011

Tricotomia / Dicotomia




TRICOTOMIA / DICOTOMIA

O patriarca Jó parece ter sido o primeiro dos homens mencionados na Bíblia a interrogar acerca do homem. Foi ele quem perguntou a Deus:
“Que é o homem, para que tanto o estimes e ponha nele o teu cuidado, e”.
Cada manhã o visites, e cada momento o ponha à prova?”
(Jô 7,17,18).
Depois foi a faz do salmista indagar: “que é o homem, que dele te lembres?... (Sl 8.4)”.Senhor, que é o homem para que dele tomes conhecimento? E o filho do homem, para que o estimes? (Sl 144.3)”.
Conta-se que Scheleiermacher, filósofo e teólogo alemão, estava, tarde da noite sentado num jardim quando um guarda noturno o abordou perguntando: “Quem é o senhor?” “Ótima pergunta! Eu gostaria de saber!”, respondeu o filósofo.
A obra escultural do artista francês Augusto Rhodin, O PENSADOR, configura o homem em pertinaz busca de respostas às perguntas: “Quem sou eu?” “De onde vim?” “ porque estou aqui?” “ para onde vou?”
O que alguns filósofos ensinam sobre o homem, nem sempre se harmoniza com a Bíblia. Por exemplo: Platão disse que o homem é um bípede sem penas. Nietzsche disse que o homem é mais macaco do que qualquer macaco. Aristóteles disse que o homem é um animal sociável. Moliére ensinou que o homem é um animal vicioso. William Hazlitt disse que o homem é o único animal que ri e chora.
Alguns definem a existência física do homem nas seguintes palavras: “o homem é um embrulho postal que a parteira despachou ao coveiro.” A Bíblia fala do homem físico e natural como um ser cuja a existência física está limitada aos poucos anos que Deus lhe deu na terra. No decorrer da narrativa bíblica, a vida terrena do homem é apresentada como:
a) Um sombra (Jô 8.9);
b) Os dias de um Jornaleiro(Jó 7.1);
c) Uma lançadeira (Jô 6.7);
d) Um corredor rápido (Jô 9.25);
e) A extensão de alguns planos (Sl 39.5);
f) A urdidura de um tecelão (Is 38.12);
g) A neblina passageira (Tg 4. 14).
O físico é o aspecto pelo qual o homem é melhor conhecido. Por ele o branco se destingue do negro, o grande do pequeno, o obeso do magro e o belo do feio.
O corpo humano possui em torno de 206 ossos e mais de 600 músculos. O peso do sangue de um adulto é de 15 quilos. O coração humano bate, em média 70 vezes por minutos e cada pulsação desloca 44 gramas de sangue, que somada por 24 horas dá um total de 5.850 quilos diários. Toda a massa do sangue passa pelo coração em apenas três minutos. Os pulmões do homem contêm, normalmente, 5 litros de ar. O homem respira 1.200 vezes por horas, gastam 306 litros de ar. O corpo humano possui 13 elementos, sendo 8 sólidos e 5 gasosos.
Um homem pesando 76 quilos é constituído de 44 quilos de oxigênio, 7 de hidrogênio, 173 gramas de azoto, 600 gramas de cloro, 100 gramas de enxofre, (o suficiente para matar as pulgas de três cães do tamanho médio), 1.700 gramas de cálcio, 800 gramas de potássio, 50 gramas de ferro e cal ( suficiente para pintar 20 metros quadrados de parede).

O Homem é algo mais do que Isto

O homem é algo mais do que já foi mostrado até aqui. Ele é o que é, não por si mesmo, mas por aquilo que Deus planejou, envolvendo – se desde o princípio: O homem é não somente carne e ossos; ele é um ser espiritual, pois Deus o fez alma vivente. Ele é, não só um ser transitório, isto é, de existência terrena limitada; ele é um ser que Deus destinou á eternidade, ou seja, para viver eternamente. Estas verdades estão melhor mostradas nos textos seguintes.

O Espírito do homem

Em geral, os escritores bíblicos, especialmente os do Antigo Testamento, não se preocuparam em distinguir o espírito da alma ou vice-versa.A distinção entre espírito e alma é decorrente da revelação progressiva de Deus no Novo Testamento.

O Espírito humano é obra do criador

Número 16.22 e 27.16 dizem que Deus é o criador do espírito humano, e o fez de forma individual. Ele está na parte interior da natureza do homem, e é capaz de renovação e de desenvolvimento. O espírito é a sede da imagem de Deus no homem, imagem perdida com a queda, mas que pode ser restabelecida por Jesus Cristo (Cl 3.10; 1 Co 15.49; 2 Co 3.18).

O espírito é o âmago e a fonte da vida humana, enquanto que a alma possui essa vida e lhe dá expressão por meio do corpo.Assim o espírito é uma alma encarnada, ou um espírito humano que recebe expressão mediante o corpo. A alma sobrevive á morte porque o espírito a dota de capacidade; por isso alma e espírito são inseparáveis.

O Espírito Distingue o Homem

O espírito humano distingue o homem das demais coisas criadas. Por exemplo, os irracionais possuem vida comum (Gn 1.20), mas não possuem espírito como o homem o tem.
O espírito é o canal através do qual o homem pode conhecer Deus e as coisas a inerentes a seu reino (1 Co 2.11; 14.2; Ef 1.17; 4.43). O espírito do homem, quando se terno morada do Espírito Santo, torna-se centro de adoração, (Jô 4.23.24), de oração, cântico, bênção, (1 Co 14.15) e de serviço (Rm 1.19; Fp1.27).

O Espírito Identifica a natureza do homem

Myer pearlman escreveu que o espírito humano, representando a suprema do homem, rege a qualidade do seu caráter.Aquilo que domina o espírito torna-se o tributo de seu caráter.Por exemplo, se o homem permitir que o orgulho o domine, ele tem um “espírito altivo” (Pv 16.18). Conforme as influências respectivas que o dominem, o homem pode ter um espírito perverso (Is 19.14), rebelde (Sl 106.33), impaciente (Pv 14.29), perturbado (Gn 41.8), contrito e humilde (Is 57.15; Mt 5.3), de escravidão (Rm 8.15),de ciúmes (Nm 5.14). Assim é que o homem deve guardar o seu espírito (Pv 4.23), dominar o seu espírito (Ez 18.31), e confiar em Deus para transformar o seu espírito (Ez 11.19).
Quando as paixões más dominam a alma de pessoa, o espírito é destronado, isto é, o homem torna-se vítima dos seus maus sentimentos e apetites naturais. A este homem a Bíblia chama de “canal”. O espírito já não domina mais, e essa condição é descrita na Bíblia como um estado de morte. Desse modo há necessidade de um espírito novo (Ez 18.31; Sl 51.10); somente Deus, que originalmente deu vida ao homem, poderá soprar novamente na alma do homem infundindo nova vida espiritual nele Este é o ato que a Bíblia chama da “regeneração” (Jô 3.8; 20.22).
Quanto assim acontece, o espírito do homem novamente ocupa lugar de destaque em busca da perfeição estabelecida por Deus, e o homem chega a ser “espiritual”.

A ALMA DO HOME

A filosofia grega dedicou muita atenção ao problema da alma, conseguindo com isso exercer grande influencia na teologia e no pensamento cristão. A natureza, a origem e a continua existência da alma fazem-se tema de discurssão em todos os círculos filosóficos de então. Platão, por exemplo, cria na preexistência e transmigração de alma.
O QUE É ALMA?
John D. Davis define a alma como sendo uma entidade espiritual, incorpórea, que pode existir dentro de um corpo ou fora dele. A alma é um espírito que habita um corpo, ou nele tem estado, como as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo ( 6.9).
Os teólogos apresentam duas idéias acerca de alma, e conseqüentemente a respeito de natureza dos homens e dos irracionais. São elas a tricotomista e a dicotomista.
a) Interpretação Tricotomista
Segundo os tricotomista, o homem compõe-se de três partes, ou elementos essenciais, que vêm a ser corpo, alma e espírito (1Ts 5.23). O corpo é a matéria da sua constituição; a alma, em hebraico nephesh e em grego psyche, é o princípio da vida animal que o homem possui em comum com os brutos. A ela pertencem o entendimento, a emoção e a sensibilidade, que terminam com a morte. O espírito, em hebraico ruah e em grego pneuma, é o princípio do homem racional da vida imortal. Possui razão, vontade e consciência, e se estende à eternidade após a morte do corpo.
b) A Interpretação Dicotomista
De acordo com a interpretação dicotomista há apenas dois elementos essenciais na constituição do homem: corpo, formado do op da terra, e alma, que é o principio da vida, tanto humana como animal. Contém ela duas substancias: a alma que sente e recorda, e o espírito que tem consciência e possui conhecimento de Deus. Os dicotomista assemelham a vida do homem à do bruto, diferindo a do homem apenas por ser de ordem superior. Assim sendo, o espírito não é uma entidade distinta da alma, mas um aspecto ou desdobramento desta.

O que a Bíblia ensinam sobre o Assunto

Evidentemente, estas duas interpretações apresentam algumas dificuldades e desarmonias, principalmente quando analisadas à luz do contexto geral das Escrituras.
Em geral, os escritores bíblicos de uma forma especial os do Antigo Testamento, não faz distinção precisa entre psyche, alma animal, que é a parte inferior do ser humano, e pneuma, espírito ou alma racial.

 

3 comentários:

  1. o homem é um ser misterioso, aonde o homem em sim no seu subconsciente

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  2. O homem é uma obra divina em todos os aspectos, isto é, tanto o físico como o material, porém o imaterial é onde mora a sua complexidade, o salmista reconhece: "me fizeste de forma assombrosamente maravilhosa, e a minha alma o sabe muito bem", Salmo 139:14.
    Grande abraço, Deus seja louvada!

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