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sábado, 23 de julho de 2011

"Como Paulo retrata O Espirito Santo ???"

"...se alguém não tem o Espirito Santo, esse tal não é dele" (Rm 8.9)
"...todos os que são guiados pelo Espirito de Deus esses são filhos de Deus" (Rm 8.14)
"se sois guiados pelo Espirito, não estais debaixo da lei"
recebestes o Espirito de adoção...(Rm 8.15)
"o mesmo Espirito testifica em nosso espirito" (Rm 8.16)
"...é ele que segundo Deus intercede pelos santos" (Rm 8.27)
"...o Espirito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus" (l Co 2.10)
"fostes selados com o Espirito Santo da promessa...penhor da nossa esperança..." (Ef 1.13-14)

"O que Paulo ensina para os obreiros ???"

Leia o terceiro capítulo de sua primeira carta a Timóteo. Lá você encontra o perfil e as exigências pertinentes aos ministros do Evangelho. Não irei reproduzir o texto aqui pois o mesmo é um tanto grande, mas apontarei um detalhe importante: "marido de uma mulher só" (l Tm 3.2, 12)

Portanto, atrazes de Paulo Deus aboliu a poligamia. Essa proibição certamente eliminou as frequentes discórdias entre as esposas de um mesmo homem (Ver l Sm 1.1, 2, 6 ). É bom frisar que essa proibição não é para obreiros, mas para todo cristão (ver l Co 7.2.

O que Paulo ensina para as mulheres

A maioria das instruções de Paulo gira em torno das reuniões religiosas, isto é, do culto. Observe: "Mas a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desora a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada" (l Co 11.5) "as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas esteja sujeitas, como também ordena a Lei.
E, se querem aprender alguma coisa, interrogeum em casa com seus maridos, porque é indecente que as mulheres falem na igreja" (l Co 14.34-35) "Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio" (ll Tm 2.12)

Nota-se que Paulo apresenta uma pequenina "liberdade" para as mulheres cristã. Elas podem orar e profetizar na igreje, contudo foram proibidas de ensinar a Plavra.

Os estudiosos do assunto tentam entender as aparentes contradições. Alguns dizem que o péssimo comportamento de algumas mulheres da Asia Menor influênciaram a decisão de Paulo. Nesse caso, o "todo" pagou pela "parte". Outros, sem medo, acusaram-no de machismo.

Cada um tem sua própria opinião, e sei que eu não conseguirei pôr fim a fim a essa discussão. Contudo, gostaria de que prestássimo atenção em três detalhes:

1 - Paulo, sem dúvida, foi influênciado pela cultura de sua época, pois como se sabe, somos frutos da interação entre a herança genética com o ambiente que vivemos.
2 - Paulo não aceita a imposição da Lei entre os gentios, contudo fez uso dela com relação as mulheres (ver l Co 14.34). Isso dem dúvida, é muito estranho em sua personalidade.
3 - Sua opinião, não causou tanta revolta na mulher daquela época como causou na mulher atual, pois a mulher da época de Paulo era educada desde pequena a serem daquela forma, já em nossos dias se apregoa e se defende, com justiça, uma maior atuação feminina.

Portanto, não podemos julgar Paulo à luz da mentalidade moderna. A decisão que ele tomou nequela época jamais foi tida como uma atitude machista. Naturalmente, nós vivemos no século XXl, e pertencentes a uma cultura ocidental, jamais conseguiremos analisar esse tipo de assunto da mesma forma que Paulo analisou ha quase dois mil anos.

E, será que as mulheres daquela época apoiavam a decisão de Paulo? Não temos como responder com precisão essa pergunta. Mas percebe-se nas entrelinhas de l Co 14.34-35 que já havia mulheres desejando um maior espaço na igreja. Certamente em casa, diante de seus maridos, manifestaram alguma reprovação, mas não fizeram nenhum motim por causa disso.

Lucas, escritor de Atos dos apóstolos, cita um exemplo da atuação das mulheres na igreja primitiva: "Filipe, o evangelista...tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam" (At 21. 8 -   19)

Paulo, vai um pouco além, ao dizer
"...as mulheres sem honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo na fé, na caridade e na santifícação" (ll Tm 2.15
 
Paulo procura  suavisar o impacto de seus ensinamentos. Obseve:
"O varão...é a imagem e gloria do varão, mas a mulher é a gloria do varão" (l Co 11.7)
"...nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão no Senhor...tudo vem de Deus" (l Co 11.11,12)






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